sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Todo Dia é dia da Nova Escola

O Instituto Chapada de Educação e Pesquisa – ICEP, que tem experiência de 20 anos em formação de professores e mobilização de escolas e comunidades, tem realizado encontros com os professores da Creche, Ensino Fundamental e Ensino Médio orientando o planejamento de modo que a investigação, sistematização e o compartilhar de conhecimentos em cirandas de aprendizagem sirvam para a elaboração das Diretrizes da Nova Escola Pública de Serra Grande.
O desenvolvimento deste projeto acontece em oficinas mensais.
O Projeto “Todo Dia é Dia da Escola Nova” propõe uma reflexão coletiva sobre a prática pedagógica, tendo como referências: os fundamentos teórico-metodológicos mais recentes da pedagogia, as políticas públicas educacionais nacionais, os parâmetros curriculares nacionais, os projetos político- pedagógicos das escolas e os índices recentes das escolas (Ideb, estatísticas das escolas, diagnóstico de Alfabetização & Letramento realizado no Fundamental I, avaliação institucional).
O projeto tem como primeiro objetivo valorizar o que tem de bom nas atuais escolas, reforçando e multiplicando essas experiências no dia-a-dia dos alunos.
O projeto que deverá durar alguns meses e que acontecerá em todas as turmas, num segundo momento, tem por objetivo pensar em mudanças desejadas, necessárias e possíveis na escola, a partir da reflexão com os professores sobre a sua prática.
A proposta é uma reformulação da prática, para que aquilo que se almeja se torne realidade, ou seja, para que a “nova escola” comece a ter vida, desde já, no “velho espaço”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário