1º Ano
Tema: Jogos e brincadeiras
Descrição da Proposta: Resgate das brincadeiras antigas, confecção e execução das brincadeiras e jogos.Conteúdos de Aprendizagem: Leitura e escrita de regras/normas; convivência em grupo; confecção e execução dos jogos e brincadeiras.
Desenvolvimento da sequência didática:
- Rodinha de conversa a partir da temática: Jogos e brincadeiras e
- suas regras.
- Pesquisa na classe: qual brincadeira os alunos gostam e brincam.
- Registrar os dados.
- Tabulação dos resultados: gráfico com estas brincadeiras que foram citadas em ordem crescente (das menos citadas até as mais citadas).
- Painel afixado na sala com o gráfico.
- Exposição de brinquedos (corda, bola, boneca, peteca, pião, dado, dominó, baralho, jogo de xadrez, boliche etc.), com o maior número possível de brinquedos diferentes.
- Confecção pelos alunos de fichas com o nome de cada brinquedo exposto.
- Breve Oficina de Confecção de Jogo.
- Roda de conversa: Como ser um monitor?
- Exposição de fotos ou vídeos de estandes.
- Breve Oficina: Confecção de Jogo.
- Conversa formal sobre como organizar um estande.
- Os alunos brincam e descrevem os brinquedos confeccionados.
- Compreendem a importância de respeitar os participantes de cada jogo e de seguir as regras.
- Aprendem mais sobre o comportamento dos monitores e sobre exposições.
Produto Final: Estande com jogos e brincadeiras para a Exposição do dia 24/08
2º ano
Turmas/Professoras: A - Isabel Cristina, B - Liziania, C - EdileneTema: Cirandas com as famílias
Descrição da Proposta: Levantamento de cantigas de roda através de relatos da família do aluno. Pesquisa sobre a história das cirandas.Apresentação de letras de cantigas de roda (cópia ou cartaz) aos alunos.Os alunos ilustram as cirandas.Ensaio de cirandas entre alunos e pais.Conteúdos de Aprendizagem: Resgatar as cantigas de roda, oralidade, escrita, interpretação, interação família/alunos.Resgatar as cantigas de roda, oralidade, escrita, interpretação, interação família/alunos.
Desenvolvimento da sequência didática:
- Brincando de cirandas na aula de Educação Física.
- Convite aos pais para uma conversa sobre cirandas na sala de aula.
- Elaboração com os alunos de questões para o bate-papo com a família no dia seguinte.
- Roda de conversa entre: Família <-> Aluno <-> Professor.
- Registro fotográfico/filmagens e registros escritos dos relatos.
- Eleição das duas cirandas mais comentadas, uma pelos pais e outra pelos alunos.
- Cantando, ouvindo e lendo algumas cirandas.
- Trabalho com cirandas e confecção do álbum seriado.
- Trabalho com a ciranda escolhida pelos pais.
- Trabalho com a ciranda escolhida pelos alunos.
- Continuação do trabalho com as cirandas.
- Sistematização da apresentação das cirandas com as mães e os alunos, com a ajuda do professor Robenildon.
- Primeiro ensaio com os alunos e mães.
- Ensaio com os alunos, mães, professor Robenildon e a presença de Maciel com o violão.
Produto Final: Estande com fotos dos trabalhos realizados em sala de aula. Exposição das cantigas de roda através de um álbum seriado com cantigas ilustradas. Apresentação de cirandas em uma grande roda com alunos e algumas mães.
3º ano
Turmas/Professoras: A - Ana Paula, B e D - Ana Carla, C - ItatianaTema: Desejos para a Nova Escola.
Descrição da Proposta: Rodas de conversas sobre desejos dos alunos para a Nova Escola (O que quero levar? O que não tem, mas desejo que tenha na Nova Escola?).Conteúdos de Aprendizagem:
- Leitura, escrita e oralidade a partir dos acontecimentos no entorno da escola de ontem e de hoje.
- “O que quero” na nova escola.
- Roda de discussões, lista de palavras a partir dos seres vivos e não vivos dos arredores da escola de hoje.
- Os desejos dos alunos para a Nova Escola.
- Produção de História em Quadrinhos e ilustração de cartaz com a letra de uma música escolhida para o produto final.
- Trabalhar o conceito de paródia. Para que serve? Como é organizada?
- Mostra de imagens/vídeos do entorno de outras escolas, explorando seres vivos e não vivos.
- Rodinha de conversa sobre as imagens vistas.
- Execução de desenhos sobre o tema: Desejos para a Nova Escola.
- Organização de uma paródia partindo da música de Roberto Carlos: “Como é grande o meu amor por você”.
- Exploração da leitura e da escrita da letra da música.
- Organização do ensaio da paródia.
- Ensaios.
Produto Final: Paródia.
4º ano
Turmas/Professoras: A - Lindinélia, B - Rita Moura, C - Jane Lima, D - Rosa CristinaTema: Minha escola, nossa história
Conteúdos de Aprendizagem: Cidadania, leitura, escrita, linguagem oral, entrevista, ilustrações, relatos.
Desenvolvimento da sequência didática:
- Bate-papo sobre: O que é uma linha do tempo? Para que serve?
- Apresentar alguns modelos de linha do tempo.
- Discutir os procedimentos para construir uma linha do tempo.
- Abordar a importância de entrevistar moradores antigos da comunidade.
- Elaborar um roteiro para as entrevistas.
- Realizar entrevistas na busca de informações para a linha do tempo.
- Organizar a linha do tempo.
- Diálogo dirigido sobre: “O que é um monitor? O que o monitor faz? Como se comporta um monitor?”
- Início da montagem do painel da linha
- do tempo.
- Término da montagem da linha do tempo.
- Discussão sobre como será a divulgação da linha do tempo.
- Simulação na sala de aula de algumas formas em que a história da Escola Eliés Haun pode ser divulgada.
Produto Final: Linha do tempo da Escola Eliés Haun. Painel com fotografias do ontem, hoje e desenhos para a escola do amanhã.
4ª série
Turmas/Professoras: A - Joelza, B - Josenita, C - Rosa Cristina, D - Ana PaulaTema: Cidadania é a força da União
Descrição da Proposta: Articular situações que levem os alunos a reconhecer que, por meio do esforço de cada um, se chega ao bem de todos. Leitura de textos, interpretação e produção de paródia com a música “Depende de Nós”.Conteúdos de Aprendizagem:
- Cidadão é cidadania.
- Reconhecer o sentido da cidadania por meio da participação.
- Aprimorar a linguagem oral, elocução e pronúncia do aluno através do coro falado.
- Favorecer a socialização.
- Promover a memorização.
- Leitura, escrita e análise da música: “Depende de Nós”.
- Reconstrução da música com coro falado.
- Organização dos ensaios para a coreografia com coro falado.
- Ensaio.
Produto Final: Coro falado com coreografia.
5ª série
Turmas/Professoras: B - Francisca, C - Leilane.Tema: História em Quadrinhos (passado, presente e futuro de nossa escola).
Descrição da Proposta: Construir uma história na classe para expor em varal. A história relata o surgimento da Escola Eliés Haun através do resgate de lembranças dos professores que, pelo Eliés Haun, já passaram.Conteúdos de Aprendizagem: Produção da história da escola nova, com o intuito de despertar, e também construir com os alunos, a consciência pela valorização do ambiente em que vivem.
Equipe de Trabalho: Professoras Francisca e Leilane.
Produto Final: Revista de História em Quadrinhos.
5ª série
Turmas/Professoras: A - Karina MouraTema: Varal de poesias
Descrição da Proposta: Conhecer o estilo poético de alguns autores e produzir poemas sobre a nova escola e a atual.Conteúdos de Aprendizagem: Poesia.
Equipe de Trabalho: Karina Moura.
Produto Final: Mostra de poesias sobre a escola atual e a que será construída.
6ª série
Turmas/Professor: A e B - Marcos AlexTema: Jogos recreativos.
Descrição da Proposta: Identificar as brincadeiras tradicionais e as atuais que acontecem na escola. Confeccionar brinquedos.Conteúdos de Aprendizagem: Jogos recreativos.
Equipe de Trabalho: Marcos Alex
Produto Final: Mostra de jogos recreativos que aconteciam dentro e fora da escola.
8ª série
Turmas/Professores: Norma Pereira e RobenildonTema: O mundo encantado de Monteiro Lobato
Conteúdos de Aprendizagem: Literatura Infanto-juvenil. Concordância verbal e nominal.Equipe de Trabalho: Norma Pereira e Robenildon
Produto Final: Tenda da leitura
5ª C, 7ª e 8ª (EJA), 8ª série
Turmas/Professores: Danilo e José Edson.Tema: Medidas e escalas para a Nova Escola.
Descrição da Proposta: Confecção de maquetes da atual e da Nova Escola a partir de mostragem de outras maquetes. Visitar o terreno do Campus Integrado e trabalhar com pequenos grupos.Conteúdos de Aprendizagem: Desenho geométrico, formas geométricas, medidas do espaço das salas de aula.
Equipe de Trabalho: Professores, Pedro (Colaborador), Núcleo de Comunicação e outros.
Produto Final: Exposição de plantas e maquetes.
7ª série e EJA
Turmas/Professores: Maria de Lourdes, Airam e Mª de FátimaTema: Nossa gente, gente de todos os lugares.
Descrição da Proposta: Linha do tempo que conte a história da escola, dos funcionários e alunosdo passado e do presente, estrangeiros e cultura local.
Conteúdos de Aprendizagem:
- População e diversidade cultural.
- Africanos no Brasil: dominação e resistência.
Produto Final: Museu Aberto
5ª e 6ª séries A - Lúcia
5ª e 6ª séries B, 7ª e
8ª séries B e C - Osvaldo
Tema: Nossa gente, gente de todos os lugares.
Descrição da Proposta: Exposição de objetos antigos, história escrita a partir de entrevistas de moradores, ex-professores e alunos da escola.Conteúdos de Aprendizagem: População e cultura local.
Produto Final: Museu Aberto
Nenhum comentário:
Postar um comentário