Tema: Sustentabilidade: um problema de todos nós.
Sub-tema: Lixo: o que fazer com ele?Descrição da Proposta: Quais as ações relacionadas com o lixo que produzimos, que contribuem ou não para a preservação da natureza?
Objetivos Gerais:
- Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e outras crianças, fortalecendo e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva.
- Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os dos demais, respeitando os colegas e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração.
- Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação.
- Selecionar fontes de informação a partir do manuseio de livros, enciclopédias, revistas, etc. que tratam do tema em estudo.
- Ler textos informativos e enciclopédicos, mesmo sem saber ler convencionalmente.
- Valorizar a leitura como fonte de informação.
- Localizar informações utilizando o sumário/índice dos portadores consultados.
- Diferenciar textos informativos e científicos, de textos literários.
- Relacionar as imagens com o texto escrito nas enciclopédias ou revistas consultadas.
- Identificar o tempo de decomposição do lixo na natureza.
- Refletir sobre as ações que contribuem, ou não, para a preservação da natureza.
- Compreender que as ações de reciclagem do lixo contribuem para a preservação do ambiente em que vive.
- Trabalhar em grupo de forma colaborativa.
- Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, a partir de material reciclado.
- Socializar com a comunidade, através de variadas linguagens, o que aprendeu a partir do estudo durante o projeto.
- Leitura de textos informativos e enciclopédicos.
- Consulta a sumários/índices.
- Tempo de decomposição dos vários tipos de lixo.
- Preservação da natureza.
- Reciclagem de lixo.
- Colaboração.
- Folheto informativo que será distribuído no dia 24/8 para a comunidade, conscientizando-a bre a importância de “cuidar do lixo” para preservar a natureza.
- Confecção de painel com informações selecionadas durante o estudo, com os registros das formas de expressão das crianças.
- Exposição dos brinquedos feitos pelos alunos a partir de sucata.
Nenhum comentário:
Postar um comentário