sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Bate-papo informal entre a comunidade e os representantes do Ministério da Educação (MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)

Alguns depoimentos de moradores, professores e outros participantes marcaram o encontro da comunidade com o Presidente do FNDE no domingo, 29 de julho, na CasAzul.
Gringo (Joilson), marceneiro da vila, contou da sua experiência de ter participado, junto com seus filhos, de uma oficina de construção de maquetes, representando os terrenos do Campus. A oficina coordenada por Wolf, (Arquiteto Urbanista, consultor do PRUA e da Nova Escola), contou também com a participação do professor José Carlos do IF Baiano, de Jefferson (pesquisador de técnicas construtivas tradicionais),  da professora Normélia e de alunos do Ensino Médio, entre outras pessoas. E Gringo contou a todos que a experiência de fabricar a maquete, acompanhado de seus filhos, …foi emocionante:
“Apesar de nunca ter feito uma maquete, o fato de ser marceneiro/carpinteiro ajudou bastante para compreender o processo. Ao concluir o trabalho, olhar para a maquete e ver o terreno onde serão construídas as escolas, fez toda a diferença. Me senti participando da construção da escola de meus filhos. Meu filho, que esteve ao meu lado fazendo a maquete, ao chegar em casa no dia em que terminamos, contou entusiasmado para a mãe que eu havia feito a maquete do terreno da escola, que era grande! Ficou muito orgulhoso de ter participado, e eu, orgulhoso por ter feito algo tão importante junto com meu filho. Ainda fico emocionado ao contar essa maravilha!”.
Mara Campos contou que “nas reuniões com a comunidade o que mais se percebe é o desejo de que as crianças e os jovens possam estudar em um local mais adequado com os professores melhor preparados e com as condições necessárias para ensinar”.
Foi unânime que o processo participativo de criação dos projetos pedagógico e arquitetônico do Campus Integrado da Educação Básica coloca o tema Educação no dia-a-dia da comunidade.
A cada dia cresce o número de moradores que passam a falar sobre o assunto e a participar das reuniões e atividades da Nova Escola. Foi discutida a necessidade de participação da comunidade nos diversos conselhos (Conselho Municipal de Educação, Conselho Escolar, Conselho de Pais) e Deborah, professora de Biologia do Colégio Estadual Antonio Cruz, propôs a criação de uma comissão local para o futuro acompanhamento da utilização eficiente das verbas do FNDE, que deverão ser aplicadas na contratação e execução das obras das novas escolas públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário