quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Projeto João de Barro: a Procura dos Construtores Tradicionais em Serra Grande

Este projeto está procurando em Serra Grande as pessoas que conhecem práticas tradicionais de construção. Ao serem identificadas, as pessoas são entrevistadas seguindo um questionário oral para saber quem são e qual o seu grau de experiência e conhecimento nas formas tradicionais de construção civil e artesanato, documentando este levantamento em forma de texto e audiovisual.
As filmagens e a edição do audiovisual estão sendo feitas por jovens moradores (Cleiton Reis de Andrade, Mateus Lima dos Santos, Iuri Rocha Ribeiro e Rodrigo dos Santos Nascimento) da vila de Serra Grande para que eles pratiquem seu aprendizado em roteiro de documentário, filmagem e edição, como também aprendam como conduzir uma pesquisa e possam apresentar os seus resultados em reuniões, seminários, para os GTs da Nova Escola. Estes aprendizados certamente serão úteis no futuro, além de valorizar os saberes da região.
A ideia é apresentar o vídeo na Praça como uma forma agradável e prazerosa de mostrar à comunidade o resultado da pesquisa, além de tranformá-lo num material pedagógico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário