quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Os Atuais Desafios

A construção coletiva do projeto da Nova Escola de Serra Grande é um processo novo, não há uma experiência parecida como esta em nenhuma outra vila do Brasil e é natural que surjam dúvidas e inseguranças. No entanto, as dúvidas podem ser compartilhadas, para que possam ser transformadas em aprendizado e para garantir o envolvimento de todos no processo.
O GT Mobilização está preparando “Urnas Participativas” para deixar em vários pontos da vila para que opiniões, dúvidas, críticas e sugestões fiquem registradas e possam ajudar no processo da construção coletiva.
Como parte da mobilização, todos os participantes da “Comissão Comunidade de Aprendizagem”, que se reuniu na I Oficina realizada em abril 2012, no Auditório da Biblioteca Municipal, estão recebendo informações sobre o andamento dos GTs e sobre o processo participativo de criação dos projetos pedagógico e arquitetônico da Nova Escola Pública de Serra Grande.
A equipe de Coordenação local, de Apoio e os Consultores externos, estão redigindo um texto sobre o que vem acontecendo em relação à Nova Escola em Serra Grande, sistematizando e contextualizando o processo no seu passo-a-passo, evidenciando seus conceitos fundamentais, metodologia e plano de trabalho, para que possa ser compartilhado com a comunidade, gestores, professores, alunos e pais das escolas públicas, os grupos de trabalho, poder público e todas as instituições parceiras: MEC, FNDE, UNCME, Undime, DIREC, Secretaria de Educação, UESC, IF Baiano, UNESCO e Unicef.
Outro ponto importante é o registro deste processo para que ele possa servir de exemplo para outras vilas que queiram melhorar a qualidade da educação de suas crianças e jovens. Para isso, todos os envolvidos têm se esforçado para escrever um resumo de cada acontecimento, o Núcleo de Comunicação tem feito filmagens e fotos para depois fazer um documentário.
Dentre as inúmeras ações de reflexão e aprendizado na construção coletiva da Nova Escola Pública de Serra Grande, está prevista uma exposição dos trabalhos realizados nas escolas com os alunos em um evento na praça a ser realizado em agosto.
Uma outra preocupação neste processo de construção coletiva da Nova Escola de Serra é que a escolha do sistema, das técnicas e dos materias construtivos que serão utilizados sejam mais uma oportunidade de aprendizado. Portanto, é o momento de refletir sobre novas técnicas e o conhecimento tradicional da região. Quais os saberes já existentes na nossa região?
Jefferson Cruz, participante do GT Construções Ecológicas, está fazendo um trabalho de procurar, em Serra Grande, os moradores que conhecem formas construtivas tradicionais, como a taipa de mão, piaçava, tala de dendê, tijolo cru, coberturas com plantas locais e extração de materiais encontrados na região. As entrevistas realizadas com as pessoas da vila são filmadas por Cleiton e Mateus, e serão transformadas em um pequeno documentário, por Iuri e Rodrigo, os jovens que participam do Núcleo de Comunicação Aprendiz.
Outra preocupação é reunir livros, vídeos, fotos que exponham para a comunidade as mais diversas possibilidades construtivas de instalações escolares, demonstrando o que já se tem feito em outros países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário