Oficinas de trabalho sobre as novas Escola de Serra Grande
Estiveram reunidas quase 100 pessoas, em sua maioria professores das Escolas Públicas de Serra Grande (Creche, Ensino Fundamental e Médio), nos dias 18 e 19 de abril, no Auditório Municipal e na CasAzul, para planejar as Novas Escolas de Serra Grande.
A Secretária de Educação abriu o
encontro, que permitiu uma reflexão conjunta sobre a necessidade de uma nova
escola em Serra Grande e o reconhecimento das forças das atuais escolas e de
suas histórias, e, ao mesmo tempo em que abriu uma nova perspectiva para a
construção de escolas públicas no país. Tornou evidente que a Nova Escola será
pública, deverá atender aos anseios da comunidade local e estar em harmonia com
os potenciais culturais e ambientais da região.
Todos concordaram que é preciso
haver uma reflexão sobre o modelo pedagógico e que este norteia o projeto
arquitetônico. Outro aspecto importante foi que o ensino básico – creche,
ensino fundamental e ensino médio – será pensado em seu todo e que esta prática
deverá se refletir na gestão da Nova Escola. A comunidade presente também
contribuiu e reforçou a importância das famílas participarem da Nova Escola e
de todos acompanharem e compreenderem as mudanças que estão acontecendo na Vila.
Uma equipe técnica, formada por arquitetos e pedagogos, darão suporte na
elaboração dos projetos pedagógico e arquitetônico da Nova Escola de Serra
Grande.
Num segundo momento, do dia 18,
uma discussão em grupos permitiu que todos se pronunciassem a respeito da Nova
Escola, sendo que foram colocadas três perguntas para desencadear a discussão
nos grupos.
Precisamos de uma nova escola?
Por que?
› Mais janelas, que seja confortável e ventilada;
› Tenha livros;
› Construída a partir da necessidade da comunidade, tem que ser um ambiente
adequado;
› Tem que ser mudado para o aluno voltar
a AMAR a escola;
› Necessária uma nova estrutura que
abrace os alunos de forma prazerosa e com qualidade;
› Necessária uma escola que
estimule o aluno;
› Escola com ideia criativa, vai
facilitar o aprendizado;
› Já tem profissional com
potencialidade;
› Precisa ser valorizado o dom de
cada um, uma escola que não seja competitiva mas que todos venham a ocupar um
lugar e com isso haja interação de um com o outro;
› Ter um processo de ensino e
aprendizado efetivo com qualidade;
› Tem que oferecer a oportunidade
para o aluno desenvolver o social, afetivo e educacional.
› Aumento do número de alunos;
› Falta de merenda para o ensino
médio;
› Participação efetiva dos pais;
› Família faz a diferença;
› Desinteresse pode vir de aulas monotonas mas falta
um espaço adequado para os professores soltarem a imaginação;
› Espaço físico adequado a
quantidade de alunos e para a realização das atividades planejadas;
› No ensino fundamental falta
espaço para brincar;
› Falta de perspectiva para os alunos do
ensino médio, a nova escola deverá preparar os jovens para o seu futuro.
Quais são as forças que temos e
vamos levar para essa nova escola?
› Já tem uma responsabilidade social;
› Há preocupação em levar o aluno a pensar;
› Da adversidade e da união;
› Receber inovações;
› Organização comunitária, dentro encontra-se as
associações;
› Espírito de cooperação em entender o outro;
› Explorar as diversidades que já temos;
› Professores capacitados com graduação, espírito de
grupo e de companheirismo frente aos desafios e adversidades;
› Coordenação pedagógica ativa;
› Merendeiras;
› Alunos;
› Parceria com Arapyaú para realizar excursões em
ambientes externos que sejam interessantes ao processo educativo;
› Conhecer outros espaços, adequação dos conteúdos com
a realidade da vida dos estudantes;
› Revisão do material didático que é muito
tradicional;
› Projeto de leitura com um espaço mais adequado;
› Revisão do tipo de merenda e continuar recebendo a produção dos agricultores locais.
› Revisão do tipo de merenda e continuar recebendo a produção dos agricultores locais.
Características da Nova Escola:
› Parque de diversão;
› Quadra de esporte;
› Salas de leitura;
› Espaço para: carpintarias, culturas e pinturas;
› Área de lazer;
› Trabalho diferenciado para perspectiva futura;
› Valorização do professor;
› Aumento do salário;
› Merenda de qualidade, nutritiva e diversificada;
› Educação Ambiental;
› Salas amplas e arejadas;
› Boa biblioteca;
› Hortas;
› Aulas práticas;
› Sala de informática;
› Brinquedoteca;
› Anfiteatro e auditório;
› Laboratório de línguas, de ciências e de artes;
› Aula de música;
› Psicólogos;
› Banho de rio;
› Viagens de estudo;
› Um lugar para as crianças brincarem com terra e
areia;
› Um mirante panorâmico para o PESC – mais tempo
(período integral);
› Educação voltada para as tradições e culturas
locais;
› Aulas de dança;
› Excursões.
A continuação da I Oficina da Nova EscolaNo dia 19, os trabalhos se concentraram na estruturação de quatro Grupos de Trabalho:
› GT Projeto Pedagógico,
› GT Projeto Arquitetônico,
› GT Mobilização e Comunicação,
› GT Construções Ecológicas.
Os três primeiros grupos discutiram seus planos de trabalho e já marcaram um novo encontro. Esses planos estão sendo elaborados e serão socializados com todos no próximo informativo.
Composição e Ações dos Grupos de Trabalho
GT Projeto Pedagógico, como o nome já diz, tem como objetivo a elaboração do Projeto Pedagógico, na perspectiva da educação integral, para orientar o projeto arquitetônico dos novos prédios das escolas públicas de Serra Grande.
O GT Projeto Pedagógico optou por iniciar seus trabalhos com a discussão das ideias já formalizadas nos Planos Político-Pedagógicos (PPP's) das duas escolas públicas de Serra Grande (Escola Estadual Antônio Cruz e Escola Municipal Eliés Haun). Portanto, os PPP’s já existentes, mesmo que inacabados, estão sendo compartilhados com todos, para que possam ser reformulados.
O importante é que no Projeto Pedagógico da Nova Escola sejam contempladas todas as coisas que não podem faltar na escola dos sonhos de todos nós, com atenção a questões práticas, no sentido de formular um espaço inovador que possa ser bem aproveitado pelos professores, educadores e alunos.
A questão norteadora deste processo deve ser: O QUE os alunos precisam APRENDER e COMO os alunos vão APRENDER na Nova Escola?
Para dar subsídios aos participantes do GT, na elaboração do Projeto Pedagógico, foi organizado um grupo de estudos que se reune aos sábados às 15h na CasAzul, para refletir sobre a Leis de Diretrizes e Base da Educação Nacional Brasileira (LDB) e outros documentos.
Compõem o GT Projeto Pedagógico:
- Célia Farias – Secretária de Educação de Uruçuca
- Carla – Diretora da Escola Municipal Eliés Haum
- Cintia – Coordenadora da Escola Municipal Eliés Haum
- Cris Leal – Coordenadora do Grupo Ecoloucos pela Vida
- Cynthia – Mãe voluntária
- Danilo – Professor da Escola Municipal Eliés Haum
- Emílio – Professor da Escola Rural Dendê da Serra
- Ionara – Coordenadora da Escola Municipal Eliés Haum
- Irmã Jaqueline – Psicopedagoga da Escola Municipal Eliés Haum
- José Pacheco – Professor convidado (Escola da Ponte/Portugal)
- Leda – Diretora da Escola Estadual Antonio Cruz
- Marcel – Presidente Associação de Moradores da Beira Rio e da Represa
- Maria de Lourdes (Lia) – Professora da Escola Municipal Eliés Haum
- Pedro I. H. Ribeiro – Estudante da UESC e coordenador do GT
- Rosângela – Coordenadora da Creche Eva Santos
GT Projeto Arquitetônico – Bya Goulart, como coordenadora do GT, propôs a leitura e discussão do PRUA, assim como a análise de outras referências, textos e imagens, que ajudarão a pensar na construção da Nova Escola de Serra Grande.
A discussão sobre os objetivos dos GTs evidenciou que, apesar de existir desafios próprios, os GTS do Projeto Pedagógico e o do Projeto Arquitetônico precisarão dialogar constantemente, pois o Projeto Pedagógico irá subsidiar o Projeto Arquitetônico da Escola. Profª Maria do Pilar esclareceu que a apresentação do projeto da Nova Escola para o FNDE, que deverá ser feita pela comunidade em outubro de 2012, terá como foco principal o Projeto Arquitetônico, porém, tudo que será “pedido” ao FNDE, em termos de construção,deverá ser justificado pela proposta pedagógica.
Foi reforçado, em diveras ocasiões, que o Projeto Pedagógico, que norteará o Projeto Arquitetônico, não terá necessariamente o mesmo formato de um PPP padrão.
Os participantes do GT Projeto Arquitetônico são:
- Bya Goulart – Arquiteta especialista em escolas
- Claudionor – Engenheiro da DIREC 06
- Cleiton – Estudante da Escola Estadual Antonio Cruz e Jovem Jornalista do Núcleo de Comunicação
- Cosmiranda (Coty) – Vice diretora da Escola Municipal Eliés Haum
- Débora – Professora da Escola Estadual Antonio Cruz
- Florisval Neto – Jovem Jornalista do Núcleo de Comunicação
- Janete – Diretora da Creche Municipal Eva Santos
- Jayne – Estudante da Escola Estadual Antonio Cruz e Jovem Jornalista do Núcleo de Comunicação
- Jefferson – Permacultor e artesão (bambu)
- Jeiza – Estudante da Escola Estadual Antonio Cruz e Jovem Jornalista do Núcleo de Comunicação
- Marlon – Músico e construtor
- Valdomiro – Empresário da Construção Civil
GT Mobilização e Comunicação tem a função de integrar e informar, conscientizando toda a comunidade sobre as mudanças e o processo de construção coletiva da Nova Escola, favorecer o fluxo de informações dos outros Grupos (Pedagógico e Arquitetônico), através da promoção de rodas de conversa e a participação em outras reuniões da comunidade. Em parceria com o Núcleo de Comunicação Aprendiz, o GT irá publicar um informativo quinzenal sobre a Nova Escola e promover o Blog wwwnovaescoladeserragrandeblogspot.com.br , além de criar materiais de comunicação, e a participação organizada em eventos na Vila com a divulgação de informações.
O GT Mobilização e Comunicação reune-se quinzenalmente na Casa Branca, a próxima reunião será no dia 22/05, às 17h.
Componentes:
- Bárbara – Educadora na Educação Informal
- Da. Regina – Presidente Associação dos Pequenos Agricultores de Serra Grande
- Duda – Vereador de Serra Grande
- Emílio – Professor da Escola Rural Dendê da Serra
- Erbene – Agente de Saúde e Professora da EJA
- Gura – Educadora Comunitária e Artesã
- Ilma – Arte Educadora e especialista em lixo
- José Basílio – Coordenador da Quadrilha do Bairro Novo
- Krishna – CRAS – Secretaria de Assistência Social
- Luciano – Presidente Associação Cultural da APA de Serra Grande/Itacaré
- Ludimila – Coordenadora Projeto Afro Raiz
- Mara – Agente de Saúde, Mãe Solidária
- Marcel – Associação de Moradores da Beira Rio e da Represa
- Maria de Lourdes – Professora do Colégio Eliés Haum
- Marlene – Agente de Saúde e Mãe Solidária
- Marlize – Instituto Mecenas da Vida e Professora do Inglês Solidário
- Regina – Núcleo de Comunicação Aprendiz e coordenadora do GT
- Solange – Professora da EJA
- Soliene – Mãe solidária
- Soraia – Agente de Saúde e Mãe Solidária
GT Construções Ecológicas
Jefferson, um dos integrantes do GT, iniciou uma pesquisa que objetiva conhecer e resgatar os saberes tradicionais na construção civil da região cacaueira. Para isso, vem realizando entrevistas com diversos profissionais na vila, contando com o apoio de jovens para fazer registros audiovisuais. No dia 19/05, pela manhã, uma parte das informações colhidas poderá ser conhecida no Seminário de Construções Ecológicas, onde saberes tradicionais e os conhecimentos de permaconstrutores serão expostos e debatidos.
Fazem parte do GT Construções Ecológicas:
- Cláudio Maia – Empresário especialista em construções ecológicas
- Gringo – Carpinteiro e Artesão
- Iberê – Permacultor
- Jefferson Cruz – Permacultor e empresário especialista em Bambu
- Serjão – Paisagista e Jardineiro
- Valdomiro – Empresário da Construção Civil
- Wolf F. Reiber – Arquiteto e Urbanista Especialista em Bambu
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